Minha campanha na Garra do Urso – Especializações

Minha campanha na Garra do Urso – Especializações

Minha campanha na Garra do Urso – Especializações

Minha campanha na Garra do Urso – Especializações

Nesse post, apresento duas especializações que foram criadas para a minha campanha na Garra do Urso, descrita nesse post e nesse post. A primeira, o Bardo, foi feita para o jogador do halfling ladrão que não tinha gostado da especialização Bardo do ladrão que vem no Livro de Regras Básicas. A segunda, o Swashbuckler, foi feita para o jogador do humano ladrão para se adequar ao que ele tinha construído do personagem. Ambas são apresentadas com as modificações para Old Dragon Aprimorado entre parentes onde for necessário.

Bardo

O bardo é um caçador de conhecimento e propagador das Antigas Tradições. Através de sua arte, geralmente usando um instrumento musical ou cantando, consegue inspirar seus companheiros e abrir caminho por diversas situações.

Classe base: Ladrão

Tendência: Neutro

Nível 5: O bardo conhece canções e músicas de Antigas Tradições que possuem poder em suas notas musicais. Por um número de vezes por dia igual a 1 + bônus de Carisma, o bardo pode escolher tocar uma música ou entoar uma canção ou versos antigos, escolhendo a ação Música de Bardo. O bardo só pode se movimentar para manter o efeito até o final da duração, qualquer ação além de movimento ou falhar em uma Jogada de Proteção baseada em Constituição ao sofrer dano interrompe o efeito. Os efeitos possíveis nesse nível são: Inspiração e Proteção. Porém, o bardo deixa de evoluir em Escalar Muros (Escalar em Old Dragon Aprimorado) e Ataque Pelas Costas (Ataque Furtivo em Old Dragon Aprimorado).

Nível 8: Tendo dominado as Artes Antigas, o bardo consegue utilizar sua influência fora de combate. Por um número de vezes por dia igual a 1 + bônus de Carisma, o bardo pode conjurar magias da seguinte lista como um mago com 4 níveis a menos: Enfeitiçar Pessoas, Ler Idiomas, Patas de Aranha, Ventriloquismo, Detectar Alinhamento. Além disso, o bardo tem acesso ao efeito de Cura. O bardo passa a poder realizar outras ações após ter ativado o efeito, sem que seja interrompido antes do final da duração, porém ainda precisa passar em uma Jogada de Proteção baseada em Constituição caso sofra dano. Porém, o bardo deixa de evoluir em Reconhecer e Desarmar Armadilhas (Armadilhas em Old Dragon Aprimorado) e Punga.

Nível 16: Ao atingir a maestria em sua arte, aperfeiçoando as Antigas Tradições, o bardo tem acesso às versões avançadas dos efeitos, que substituem as versões normais. Porém, o bardo deixa de evoluir Esconder-se nas Sombras e Mover-se Em Silêncio (Furtividade em Old Dragon Aprimorado).

Dizem que existe uma forma de arte perdida nas Antigas Tradições, possivelmente em uma partitura gravada em pedra em uma ruína escondida ou de conhecimento de um único sobrevivente das Antigas Tradições. Ter acesso a esse conhecimento só seria possível a um bardo que tivesse atingido a maestria e garantir-lhe-ia o acesso ao efeito Épico.

Música de Bardo

Em combate, a Música de Bardo conta como uma ação com iniciativa +8 (em Old Dragon Aprimorado, adiciona +2 na jogada de iniciativa). Os efeitos duram por 1d4 + bônus de Carisma turnos.

Efeitos da Música de Bardo

Inspiração: Com um ritmo ou palavras de motivação, o bardo confere coragem aos aliados para que vençam seus inimigos. Concede aos aliados do bardo um bônus de +2 nos ataques pelo tempo de duração do efeito ou um bônus de +2 em testes de atributo ou perícia fora de combate. Avançado: O bônus passa para +4.

Proteção: Com uma inspiração transcendental, o bardo consegue motivar seus aliados a vencerem as dificuldades do caminho. Concede aos aliados do bardo um bônus de +2 nas jogadas de proteção pelo tempo de duração do efeito. Avançado: O bônus passa para +4.

Cura: A música do bardo aquece a alma e o coração de seus aliados, dando-lhes vigor para continuarem. De efeito instantâneo, concede aos aliados do bardo uma recuperação de 1d6 + bônus de Carisma pontos de vida. Avançado: Recupera 1d8 + bônus de Carisma pontos de vida. Nota: O efeito de Inspiração não consta como magia de cura, nem remove quaisquer efeitos que seriam removidos por magia de cura.

Épico: Tendo dominado todos os efeitos das Antigas Tradições, o bardo consegue 1 vez por dia entoar um cântico ou tocar uma música que junta os efeitos Inspiração, Proteção e Cura em uma poderosa melodia.

Swashbuckler

O swashbuckler é um fanfarrão. Bebe, passa cantadas e é especialista em confiar que o destino está ao seu lado. Tem uma atitude um tanto quanto inconsequente, mas isso o acaba ajudando em várias situações.

Nota: Para as habilidades do Swashbuckler, valores de ajuste de reação são dados usando a porcentagem padrão de Old Dragon e o bônus na jogada caso esteja usando as regras de reação de Igor Moreno, publicadas aqui no Moostache.

Classe base: Ladrão

Tendência: Caótico

Nível 5: Quando usando uma arma corpo-a-corpo de uma mão e nada na outra mão, o swashbuckler recebe + 1 nos ataques. Além disso, ganha um bônus de +2 (+10%) em testes de reação contra NPCs que são encontrados pela primeira vez. Se o NPC já possui um histórico de conhecer ou não gostar do swashbuckler, esse bônus não se aplica.

Nível 8: Seu magnetismo pessoal passa a imperar na vida do swashbuckler. Usando sua língua afiada, tece comentários sobre o adversário que o deixam desconsertado. Uma vez por encontro, como uma ação bônus, pode realizar um teste de Carisma resistido por um teste de Sabedoria contra um adversário inteligente que compreenda sua língua. Caso vença, o próximo ataque em combate corpo-a-corpo usa o bônus de Carisma (mínimo 1) e caso acerte é considerado um Ataque Furtivo. Entretanto, deixa de evoluir em Reconhecer e Desarmar Armadilhas (Armadilhas em Old Dragon Aprimorado), pois não se preocupa mais com isso. A sorte está ao seu lado e o guiará. Ao menos, ele pensa assim.

Nível 16: O swashbuckler pode usar sua habilidade de língua afiada um número de vezes igual ao bônus de Carisma (mínimo 1) por encontro. Seu bônus tem testes de reação sobe para +4 (+20%). O swashbuckler chegou a um estágio da carreira em que não se preocupa mais em ser reconhecido, deixando de evoluir em Esconder nas Sombras e Mover-se Em Silêncio (Furtividade em Old Dragon Aprimorado).

Boas rolagens e que a sorte esteja a seu favor!


Bruno Baere

Engenheiro por profissão, mestre por "Caramba, esse jogo é maneiro! Posso ser o mestre semana que vem?". Encontrou no Old Dragon a simplicidade que procurava no tamanho exato pra deixar na mochila e trazer novas pessoas ao hobby. Agora role um d20!

Posts Recentes: