Nova Especialização: Cortesã

Nova Especialização: Cortesã

Nova Especialização: Cortesã

Nova Especialização: Cortesã

Cortesãs são  mulheres que manipulam os ricos mercadores e/ou poderosos nobres, recebendo conforto em troca de sua companhia agradável. Todas as cortesãs são refinadas e educadas; além disso cada uma costuma ter uma “especialização” para melhor entreter seus clientes e/ou patronos: dança, canto, humor, pintura, poesia, filosofia, etc…

Em alguns mundos ( como por exemplo, Noirah), é questão de status ter a companhia de uma dessas artistas renomadas. Alguns mercadores gastam pequenas fortunas em presentes na esperança de conseguir o status de patrono exclusivo da cortesã amada.

Nota: Apesar de historicamente as mulheres receberem destaque nessa “profissão” ( por exemplo, a Marquesa de Pompadour), é totalmente aceitável que homens utilizem essa especialização. Em Noirah, a relação cortesã-patrono pode envolver qualquer combinação de gêneros.


Tendência: Qualquer

Raça: Qualquer

Classe: Qualquer ( exceto clérigas)

Atributos: Inteligência 13, Carisma 15

Nível 5 – A cortesã deve escolher a arte em que é especialista: dança, canto, poesia, oratória ou qualquer outra aprovada pelo mestre. Com um teste de carisma bem sucedido, o personagem é capaz de agradar uma plateia usando sua arte. o mestre deve definir a extensão dessa habilidade de acordo com o cenário e o tipo de NPCs afetados; no mínimo a cortesã conseguirá alguns presentes e admiradores.

Infelizmente a dedicação à arte prejudica a habilidade de combate: a cortesã recebem -1 no ataque e dano com armas. Caso seja maga, também recebe -1 em cada dado de dano provocado por magias. Além disso, as habilidades dessa especialização só podem ser usadas quando a cortesã não está usando armadura.

Nível 8- A cortesã pode usar seu magnetismo pessoal para seduzir ( trate como Enfeitiçar Pessoas – pode utilizar 3 vezes por dia). Caso a sedução ocorra através da apresentação de sua arte, a vítima terá -2 na Jogada de Proteção.

Nível 16- A demonstração artística da cortesã pode ser usada para fornecer bônus de +3 em ataques e Jogadas de Proteção para aliados ( como a habilidade de um bardo de nível 16)


Essa especialização é focada nas interações sociais;  um jogador com boas interpretações pode conquistar diversas vantagens não definidas pelas regras, como NPCs informantes, ajudantes, ou até mesmo um patrono nobre. Claro que a sociedade espera que a cortesã  tenha um comportamento ( e joias!) apropriadas para os locais elegantes que frequenta.


Atailton

Atailton é um fã do Old Dragon que tem o hábito de escrever sobre raças estranhas e locais exóticos de planos distantes, que só podem ser alcançados através de uma magia poderosa chamada Imaginação.

Posts Recentes: