Pocket Dragon: a revolução!

Pocket Dragon: a revolução!

Pocket Dragon: a revolução!

Pocket Dragon: a revolução!

Salve pessoal!

Hoje estou aqui pra falar de um dos primos do Old Dragon, o Pocket Dragon. Apesar de ser pequeno, ele tem praticamente a mesma idade do OD, e foi criado principalmente por dois motivos: dar suporte a jogos via internet e jogatinas mais informais, espontâneas. Por isso, seu formatinho original é do “pocket”, dobrável até caber no bolso ou mesmo na carteira.

Criado por Antônio “Mr Pop” Sá Neto, a mecânica é simples e extremamente maleável. Os jogadores escolhem uma dentre as quatro classes e quatro raças básicas, não possuindo Atributos (Força, Inteligência, etc). Os ataques são feitos de forma muito semelhante à mecânica que já conhecemos, mas a simplicidade do sistema oferece oportunidades impares para combater usando as classes “menos porradeiras” (*cof *cof mago *cof *cof).

O teste mais importante, que emula os testes de atributos e quaisquer testes de habilidade/perícia é o Teste de Personagem (TdP), feito de forma a se rolar 1d20+nível do personagem, e tentar superar o valor “15”. Regras de magia, lista de magias, pontos de experiência e mais alguns detalhes fecham o livreto, em apenas 4 páginas (quer saber como montar o livreto? Clique aqui!).

Após o lançamento do jogo, tive a oportunidade de contribuir com alguns suplementos (Livro dos Montros), aventuras (Lobo em Pele de Cordeiro) e mesmo ambientações diferentes (Wuxia, para jogos de “kung fu”). Além disso, já tivemos colaboração do Guilherme Nascimento (do Flying Ape, com o seu apocalíptico Scarcity), Pacific Rim RPG (adaptação do filme, por André Mousinho – co autor do O Reino de Bhundamidão) e o Heróis e Histórias, uma adaptação das regras do Pocket Dragon feita pelo Gilvan Gouvêa e ricamente ilustrado pelo André Mousinho!

E é nesse espírito de adaptar e criar, que o Pablo Parzanini lançou o seguinte “desafio” nos grupos virtuais do Old Dragon:

Então pessoal, sempre vejo aqui a galera, criando suplementos coletivos pro OD e etc. E vejo o primo pequeno (que eu gosto bastante) abandonado! Então venho propor um “desafio” que é pegar o core do PD e modificar! Seja adicionando algumas house rules ou adaptando regras de outros jogos, adicionando uma temática diferente e etc. a estas regras simples! Vale de tudo, da mesma forma que é feito com a série MicroLite20! Não pensei em prazos, formatações e nada disso, nem tamanho ou numero de caracteres, a ideia é deixar mais livre pra rapaziada desenvolver mesmo, tipo o MicroLite 20, poxa temos jogos fantásticos na série MicroLite, como Yamato, Goblins and Gunpowder e vários outros! Gostaria de ver esse tipo de coisa pro Pocket que nunca deixou nada a desejar! Algumas considerações que pensei e que podem vir a ajudar:

1 – Qualquer adição é válida: seja adicionando os atributos básicos do OD ou atributos condensados como Corpo (Força + Destreza + Constituição) e Mente (Inteligência + Sabedoria + Carisma), ou quaisquer outros, sistemas de pericias, armas e armaduras, classes e especializações e quaisquer outras coisas que venham tanger a questão de regras, sejam estas as house rules do criador ou que você tenha visto em outros jogos/blogs e trago pro nosso sisteminha.

2 – Pode-se apenas modelar as regras básicas do Pocket para ambientações especificas (como o Beltra fez com o Pocket Dragon Wu Xia) ou ainda adaptar estas para cenários ou franquias já existentes, ou seja, pode-se usar animes, desenhos, séries, livros e etc. para dar clima ao pocket (esperando ver Pocket Thrones, Pocket Dreadful e Pocket Vikings xD)…

3 – Pode-se participar com qualquer forma de criação de material para o Pocket, como fichas temáticas, grids de ação, cartas de magia, cartas de classe e etc. Ou ainda formatar os Pocket Dragons dos coleguinhas da lista!

E então? Estão esperando o que?
Baixem o Pocket Dragon no site oficial da Redbox, coloquem a cachola para funcionar e vamos participar!
Quem quiser enviar suas criações para nós, basta usar o email rbmoostache@gmail.com

Tirem as mãos do bolso, e comecem a digitar \o

(Aliás, sabiam que o excelente Space Dragon, do Igor Moreno, surgiu do Pocket Dragon? Era o “Space Dragon Mini”, e você pode conferir aqui mesmo)

Space Dragon Mini

Versão: 06 de setembro, 2014 ▪ Autor: Igor Moreno ▪ Páginas: 14 pág(s) ▪ Downloads: 704

O pdf que deu inicio ao que viria a ser um dos maiores jogos nacionais de ficção científica

 

Download - 1.7 MiB

 

 


Rafael Beltrame é o encarregado de manter a ordem nos pastos RPGísticos. Nas horas vagas, fica desenhando bigodes nas vacas dos outros.

Posts Recentes: