Uma nova tabela de críticos para Old Dragon Aprimorado

Uma nova tabela de críticos para Old Dragon Aprimorado

Uma nova tabela de críticos para Old Dragon Aprimorado

Uma nova tabela de críticos para Old Dragon Aprimorado

A nova revisão das regras de Old Dragon, carinhosamente chamada de Old Dragon Aprimorado, tem algumas modificações em suas regras. Uma das que achei mais interessantes foi a oficialização das Condições (pp. 81 e 82). As Condições já faziam parte das regras, como visto na magia Aterrorizar nas versões anteriores do Livro Básico, porém não estavam oficializadas com uma seção pertinente.

Com isso, podemos aprimorar a tabela de acertos críticos (p. 77) usando essas condições. Mas antes, vamos analisar as probabilidades da tabela original.

Tabela de Acertos Críticos original

1d6
Efeito
Probabilidade
1Acerto em área vital, dano x216.6%
2Mutilação, crítico + redução da movimentação do alvo à metade16.6%
3Mutilação, crítico + penalidade de -2 nos ataques desferidos pelo alvo16.6%
4Armadura avariada, crítico + penalidade de -2 na CA16.6%
5Ataque extra contra inimigo próximo16.6%
6Morte16.6%

Uma arma com margem de ameaça padrão (20 no d20), tem 5% de chance de dar um crítico. 5% já é muita coisa no campo da probabilidade. Para matar com um golpe, você precisa tirar 20 e tirar um 6 no d6 da tabela de crítico. Isso tem uma probabilidade de 0.83% de acontecer. Não parece tão provável assim, mas ainda é mais fácil morrer pra um golpe só em Old Dragon que ser acertado por um raio ou
ganhar na Mega Sena da Virada no mundo real. A tabela original faz uma jogada de 1d6. Todas as opções possuem a mesma probabilidade de ocorrer, aproximadamente de 16,6%. Isso faz com que seja tão fácil morrer (resultado 6) quanto ser acertado na panturrilha e não conseguir caminhar direito (resultado 2). Não é à toa que meus jogadores consideram Old Dragon um sistema mortal.

Obviamente esse efeito de morte já gerou situações épicas, como a morte de um vilão na minha campanha, como também foi comentado no grupo de Old Dragon no Facebook sobre como um guerreiro venceu o Tarrasque com um soco (Saitama style). Cabe lembrar que a tabela é opcional e resultados que pareçam ilógicos podem ser ignorados pelo Mestre. Isso leva a outra questão, quem joga o dado da tabela na sua mesa? Eu prefiro deixar à sorte dos jogadores e, se for o caso, discutir o quão ilógico aquilo é. Geralmente eles concordam.

Novas tabelas de Acertos Críticos

Duas novas tabelas são apresentadas: uma com a mesma chance para todos os eventos, e a outra foi ajustada por uma gaussiana, para fazer o crítico comum (dano x2) mais comum e o efeito de morte mais raro.

Tabela de Acertos Críticos – Distribuição Uniforme

1d10
Efeito
Probabilidade
1Acerto em área vital, dano x210%
2Mutilação, crítico + redução da movimentação do alvo à metade10%
3Mutilação, crítico + penalidade de -2 nos ataques desferidos pelo alvo10%
4Armadura avariada, crítico + penalidade de -2 na CA10%
5Ataque extra contra inimigo próximo10%
6Mutilação, crítico + cegueira até o final do combate10%
7Mutilação, crítico + surdez até o final do combate10%
8Crítico + atordoada10%
9Mutilação, cegueira + surdez até o final do combate10%
10Morte10%

Nessa nova tabela, a introdução de mais opções deixou a probabilidade de matar com um golpe em 0.5%, um pouco menor que a probabilidade anterior, mas ainda assim é mais perigoso que
voar de asa delta (chance de morrer de 1 em 560, 0.17%). Porém, a probabilidade de se ter um ataque que cause algum efeito além de um crítico aumentou. Temos mais opções de efeitos com as condições.

Tabela de Acertos Críticos – Distribuição Gaussiana

3d6
Efeito
Probabilidade
3Crítico + atordoado0.46%
4Mutilação, crítico + redução da movimentação do alvo à metade1.39%
5Mutilação, crítico + surdez até o final do combate2.78%
6-7Armadura avariada, crítico + penalidade de -2 na CA11.57%
8-9Ataque extra contra inimigo próximo21.29%
10-13Acerto em área vital, dano x236.57%
14-15Mutilação, crítico + penalidade de -2 nos ataques desferidos pelo alvo11.57%
16Mutilação, crítico + cegueira até o final do combate2.78%
17Mutilação, cegueira + surdez até o final do combate1.39%
18Morte0.46%

Já com a distribuição gaussiana de 3d6, alteramos drasticamente a probabilidade de causar a morte com um golpe só. Agora, uma arma com margem de ameaça padrão tem apenas 0.023% de chance de causar morte instantânea em um golpe só. Menos perigoso que
lutar boxe (chance de morte de 0.045%). Não é mais tão ameaçador quanto nas outras tabelas, mas ainda assim é mais fácil morrer pra um golpe só em Old Dragon que ficar rico pela sorte.

Boas rolagens e que a sorte esteja ao seu favor!


Bruno Baere

Engenheiro por profissão, mestre por "Caramba, esse jogo é maneiro! Posso ser o mestre semana que vem?". Encontrou no Old Dragon a simplicidade que procurava no tamanho exato pra deixar na mochila e trazer novas pessoas ao hobby. Agora role um d20!

Posts Recentes: